Monday 27 October 2008

A minha primeira DST

(ou como queimar o rabo por uma boa causa)

Se eu tivesse um diário, isto era o que eu diria nas primeiras linhas da minha história:

"Querido diário. Hoje tive a minha primeira DST". (Doença Sexualmente Transmissível)

Há umas semanas apareceu-me na zona anal uma pequena borbulha avermelhada que gradualmente se transformou numa verruga. Seguiram-se umas pequenas borbulhas avermelhadas que se foram fundindo e aumentando de tamanho.
Parece nojento? Bom, então se parece é porque é mesmo!
Após consulta no Centro de Saúde da minha área, fui encaminhado para o Centro de Saúde da Lapa onde têm consultas de DST gratuitas e confidenciais.
Um local onde tive um excelente acompanhamento, explicações e tratamento. Inclusivamente fiz análises a todas as DSTs.
Lá descobri que tinha condilomas, algo que resulta de um contágio por contacto com pele infectada com um sub-tipo do vírus HPV (o tal do papiloma humano que nas mulheres pode originar cancro do colo do útero). Não aparece em análises sanguíneas e uma pessoa pode estar infectada e não se manifestar.
Enfim... agora lá ando eu a queimar o meu rabo com ácido tricloracético e azoto líquido. Mas não é tão mau como soa...
Podem consultar mais informação na Sociedade Portugesa de Dermatologia.

Já agora, para os potenciais ignorantes:
1) as DSTs não se transmitem porque a pessoa é uma puta e anda com este ou aquele (pode inclusivamente ser transmitida por familiares e amigos e mesmo que tenham uma relação estável e fechada, como é o meu caso, isso pode ocorrer; algumas pessoas podem ser transmissoras mas não apresentar sintomas e em algumas DSTs os sintomas levam anos a manifestar-se);
2) o HIV é apenas parte do problema, visto que existem muitas DSTs que podem ser transmitidas sem ser por secreções ou sangue;
3) Em caso de dúvida, não leiam sites pouco confiáveis na net. Vão a uma consulta!
4) Se suspeitarem de que têm uma DST, não sejam estúpidos. Fiquem quietinhos e vão a uma consulta! Mais vale ser abstinente que criminoso e passar a alguém inocente!

E já agora... não tenham problemas em falar destas coisas, pois pode haver pessoas que andem por aí sem saber o que se pode fazer e partilhar experiências ajuda sempre!

P.s. 1 - Se mais alguém anda por aí a queimar o rabo, também gostava de saber! ^_^
P.s. 2 - Não, uma DST não é brincadeira! Mas também se pode transmitir uma mensagem de forma informal e com humor.

8 comments:

ThesagiTus said...

...curioso esta posta do nosso Deus ainda não ter tido nenhum comentário!! pois eu por mim, digo! já lá fui! a todas!! toma! :)
besos

Édipo said...

Invejosa! Tinhas de ir a todas, tu! :P
heheh
beijo

Anonymous said...

"I carry with me the marks and scars of battles, they are the witnesses of what I suffered and the rewards of what I conquered."
John Bunyan

E as melhoras... :O)

Édipo said...

lol Tolo! ^_^

Adorei a citação!

beijo

Tix@ said...

As Melhoras Édipo!

;)

Édipo said...

Obrigado! ;-)
beijo

HEFESTION said...

Ya eu já tive esta merda...cada sessão do tratamento parecia uma continuação do filme Hostel...

Édipo said...

É bem mais frequente acontecer isto do que se imagina.
Mas infelizmente há uma tendência para ter vergonha de falar sobre isto...