Showing posts with label DSTs. Show all posts
Showing posts with label DSTs. Show all posts

Tuesday, 23 June 2009

Mitos sobre o VIH e Sida

Algumas respostas aos mitos sobre o VIH e Sida: aqui.

E como se podem vir a criar novos mitos e preconceitos em Portugal: aqui.

Monday, 27 October 2008

A minha primeira DST

(ou como queimar o rabo por uma boa causa)

Se eu tivesse um diário, isto era o que eu diria nas primeiras linhas da minha história:

"Querido diário. Hoje tive a minha primeira DST". (Doença Sexualmente Transmissível)

Há umas semanas apareceu-me na zona anal uma pequena borbulha avermelhada que gradualmente se transformou numa verruga. Seguiram-se umas pequenas borbulhas avermelhadas que se foram fundindo e aumentando de tamanho.
Parece nojento? Bom, então se parece é porque é mesmo!
Após consulta no Centro de Saúde da minha área, fui encaminhado para o Centro de Saúde da Lapa onde têm consultas de DST gratuitas e confidenciais.
Um local onde tive um excelente acompanhamento, explicações e tratamento. Inclusivamente fiz análises a todas as DSTs.
Lá descobri que tinha condilomas, algo que resulta de um contágio por contacto com pele infectada com um sub-tipo do vírus HPV (o tal do papiloma humano que nas mulheres pode originar cancro do colo do útero). Não aparece em análises sanguíneas e uma pessoa pode estar infectada e não se manifestar.
Enfim... agora lá ando eu a queimar o meu rabo com ácido tricloracético e azoto líquido. Mas não é tão mau como soa...
Podem consultar mais informação na Sociedade Portugesa de Dermatologia.

Já agora, para os potenciais ignorantes:
1) as DSTs não se transmitem porque a pessoa é uma puta e anda com este ou aquele (pode inclusivamente ser transmitida por familiares e amigos e mesmo que tenham uma relação estável e fechada, como é o meu caso, isso pode ocorrer; algumas pessoas podem ser transmissoras mas não apresentar sintomas e em algumas DSTs os sintomas levam anos a manifestar-se);
2) o HIV é apenas parte do problema, visto que existem muitas DSTs que podem ser transmitidas sem ser por secreções ou sangue;
3) Em caso de dúvida, não leiam sites pouco confiáveis na net. Vão a uma consulta!
4) Se suspeitarem de que têm uma DST, não sejam estúpidos. Fiquem quietinhos e vão a uma consulta! Mais vale ser abstinente que criminoso e passar a alguém inocente!

E já agora... não tenham problemas em falar destas coisas, pois pode haver pessoas que andem por aí sem saber o que se pode fazer e partilhar experiências ajuda sempre!

P.s. 1 - Se mais alguém anda por aí a queimar o rabo, também gostava de saber! ^_^
P.s. 2 - Não, uma DST não é brincadeira! Mas também se pode transmitir uma mensagem de forma informal e com humor.